SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (SAI)

O QUE É O SAI?

O Sistema de Avaliação Institucional (SAI), criado pelo Centro Paula Souza, avalia todas as Etecs e Fatecs, anualmente. Por meio de mecanismos que coletam informações entre a comunidade acadêmica, pais de alunos e egressos, o SAI avalia os processos de funcionamento das escolas, seus resultados e impactos na realidade social onde a instituição se insere.

O Centro Paula Souza preocupado com a qualidade do ensino profissional organizou a Assessoria de Avaliação Institucional. Essa Assessoria criou o SAI - Sistema de Avaliação Institucional que tem por finalidade avaliar os processos de funcionamento das unidades escolares, seus resultados e impactos na realidade social onde a instituição se insere.

OBJETIVOS DO SAI

Busca da qualidade 

Auto-conhecimento 

Instrumentalizar o planejamento com informações 

Atender à função social de prestar contas à sociedade

METODOLOGIA

O SAI fundamenta-se em aspirações da comunidade e em resultados alcançados e baseia-se em dois pressupostos para avaliar o ensino que a Instituição oferece: 

Atendimento das aspirações e satisfação, de alunos e comunidade, geradas pelas necessidades de determinado momento. Elas indicam a eficiência da Instituição. São apuradas pelos questionários específicos para alunos, professores, funcionários, pais e diretores de escola.

Resultados do desempenho escolar expressos pela produtividade, relação candidato / vaga, número de profissionais formados e empregabilidade de egressos dentre outros indicadores.

QUEM PARTICIPA DA PESQUISA?

Etec - alunos, professores, funcionários, pais, diretores e representantes das comunidades escolares 

Fatec - alunos, professores, funcionários e diretores